Por que tirar a certificação PMP?

Project Manager

Neste primeiro post gostaria de compartilhar minha visão sobre uma questão bastante relevante para profissionais da área de gerenciamento de projetos e que certamente será pauta de discussão em algum momento de sua formação. Por que tirar a certificação PMP?. Para responder esta pergunta apresentarei alguns benefícios observados para profissionais detentores da certificação no que tange a credibilidade, oportunidades e até mesmo satisfação pessoal.

Como é sabido, a certificação PMP que neste ano completou 30 anos de existência, atesta os conhecimentos técnicos nas boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMI, entretanto por mais que o instituto tenha evoluído a prova de certificação para testar as habilidades de gerenciamento de projetos do candidato, ela não garante a formação de um gerente de projetos, pois conforme sabemos existem outras habilidades de gestão (soft skills) necessárias para tal. Neste cenário é possível encontrar no mercado profissionais PMPs com baixo desempenho. Este último fato aliado a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para obtenção da certificação e a possibilidade de obtenção de conhecimento, experiência, reconhecimento e consequentemente evolução na carreira de gerente de projetos por outros caminhos sem a certificação, torna ainda mais latente a questão tema deste artigo.

Nos próximos parágrafos será apresentado de forma sucinta que a certificação PMP possui grande credibilidade no mercado de trabalho, facilita no processo de recrutamento tanto para o recrutador quanto para o candidato, criva o discurso do profissional quando o mesmo estiver atuando em qualquer frente relacionada a gestão do projeto e possibilita o direcionamento para ações corretas no dia-a-dia e com isso a famosa e almejada satisfação do dever cumprido. Tudo isso, sem contar o aumento na quantidade e qualidade das oportunidades de empregos com salários mais atrativos.

A credibilidade da certificação PMP foi construída ao longo dos últimos 30 anos e hoje existem 230.000 profissionais certificados em 165 países. Além disso, outros fatores que contribuem para a credibilidade são:

  • a Certificação Project Management Professional(PMP) do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos;
  • estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500.000 associados em 185 países;
  • em 1999, o PMI, tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

As prerrogativas apresentadas anteriormente responderiam a pergunta aqui em tema, mas levando-a para uma questão mais prática é possível observar grandes benefícios da certificação no mercado de trabalho. Por exemplo, no dia-a-dia de um departamento de recrutamento e seleção a certificação PMP além de ser um atributo para filtro de currículos para as melhores oportunidades, possibilita a recrutador e candidato, durante o processo de entrevista, focarem mais nas habilidades interpessoais do candidato já que o PMI, com todo seu gabarito, já testou as habilidades técnicas em gestão de projetos do mesmo. Tal fato leva o processo seletivo a um “ganha-ganha” onde entrevistador/empresa e candidato poderão focar em outros detalhes e deste modo conhecer melhor o que o outro tem a oferecer.

Analisando as atividades do cotidiano de um gerente de projetos, a certificação PMP, como disse anteriormente, irá auxiliá-lo crivando e direcionando suas ações por todo o ciclo de vida de um projeto. Seja durante uma apresentação, discussão de estratégia de planejamento, gestão de uma crise, treinamento de outros gestores etc, as decisões a serem tomadas estarão alinhadas às boas práticas de gerenciamento de projetos, as quais foram testadas e discutidas pelos melhores profissionais do mundo nos mais diferentes cenários, e consequentemente, levarão o gerente de projetos a alcançar excelentes resultados. Além disso, o conhecimento adquirido para tirar a certificação irá auxiliá-lo por toda a vida em qualquer cargo relacionado a gerenciamento de projetos ou não. Acredite o aprendizado das boas práticas de gerenciamento de projetos pode te ajudar até mesmo nas situações simples do dia-a-dia. Por fim, e certamente não menos importante, na última pesquisa salarial realizada pelo PMI® em 2013 (Project Management Salary Survey), observa-se uma diferença salarial de 20% a mais para os profissionais PMPs frente aos profissionais não certificados. Esta é a oitava edição desta pesquisa, a qual considerou mais de 36.000 profissionais em 33 países no ano de 2013.

Sendo assim em linhas gerais a certificação PMP:

  • é a credencial mais respeitada em gerenciamento de projetos e é regida pela principal associação em gerenciamento de projetos do mundo, o PMI;
  • aumenta as possibilidades e/ou qualidade das oportunidades no mercado de trabalho cada vez mais competitivo desde a triagem de currículo, até a abertura de novas possibilidades e aumento salarial no emprego atual;
  • propicia satisfação pessoal ao profissional tanto pelo título alcançado frente ao esforço para obtenção do mesmo, quanto ao trabalhar certo de que suas ações estão embasadas em algo sólido, testado por milhares de profissionais em todo o mundo nos mais diversos cenários possíveis.

Isto posto creio que a pergunta a ser feita deveria ser por que não tirar a certificação PMP? Recomendo demais o engajamento de qualquer profissional a tirar a certificação PMP e a coloco como item indispensável para um gerente de projetos. Todavia, é importante salientar que ela é somente parte da formação de um bom profissional da área.

REFERÊNCIAS

PMI (2013), Project Management Salary Survey – Eighth Edition. Newton Square, Pennsylvania, USA: Project Management Institute.

Site PMI, Project Management Professional. Disponível em: <http://www.pmi.org/Certification/Project-Management-Professional-PMP.aspx>. Acesso em: 17/11/2014.

Site PMI São Paulo, Certificação PMP. Disponível em: <http://pmisp.org.br/certificacao/pmp>. Acesso em: 17/11/2014.

Cleber R. dos Santos

Líder de TI orientado a resultados, com experiência relevante liderando, do design à implementação, grandes iniciativas de transformação digital e excelência operacional em diferentes indústrias, fomentando inovação, automação de processos, otimização de custos e alinhamento das estratégias de TI às metas de negócios. Agente de mudança atuante junto à alta liderança das companhias na adequação da estratégia de TI para obter melhorias de processos, mudança cultural e maximização de resultados de negócios, e gerenciando/facilitando equipes onshore e offshore para obtenção de tais resultados colaborando em todos os níveis organizacionais. Apaixonado por aprender e implementar as melhores técnicas de administração para auxiliar profissionais e organizações na obtenção de sucesso em seus empreendimentos estabelecendo um ambiente que possibilite uma jornada agradável e prazerosa para todos. Especialista em abordagens tradicionais, ágeis e híbridas de gestão de TI, com vasta experiência na utilização dos princípios e técnicas Lean-Agile para estruturação de equipes, iniciativas e ambientes organizacionais otimizados para inovação e entrega de resultados usando SAFe, SCRUM, Kanban, DAD e DevOps, trazendo a mentalidade startup à organizações de TI estabelecidas e promovendo a agilidade comercial. Experiência comprovada em gerenciamento de operações de TI, governança de TI, gerenciamento de serviços, desenvolvimento de software, entrega de produtos, inovação, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de projetos e programas, PMO, iniciativas de transformação digital. ► Especialidades: » Transformação digital, inovação e Business Agility » Gestão de projetos, programas, portfólio e escritório de projetos PMO » Modelos tradicionais, ágeis e híbridos de gestão » Desenvolvimento e integração de sistemas de TI, em diferentes plataformas » SAFe, DevOps, Lean, Scrum, Kanban, Extreme Programing e DAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *